sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Aula de Terça-Feira dia 22 de fevereiro de 2011

Guerra de Canudos:
A Guerra de Canudos aconteceu, no interior da Bahia, o líder dessa Guerra, foi Antonio Conselheiro. A principal característica dessa Guerra foi o messianismo (Caracteriza-se pela presença, de profetas que conduzirão à população a salvação). O objetivo da Guerra de Canudos era combater a república e instaurar, novamente a monarquia.
Campos Sales:
O Campo Sales, evita a política dos governadores. No período de Campo Sales, surgiu o coronelismo, que são os grandes donos das fazendas. Os latifundiários, vão com a sua grande influenciam e participam da política. Depois de um tempo surge o Voto de Cobresto, que influenciam as pessoas a votarem em outras que o governo, queria que ganhassem.
Rodrigues Alves:
Beneficio os grandes cafeicultores do Brasil, em que o governo brasileiro se comprometia a comprar os excedentes de produção.
Revolta da Chimbaca:
Chama-se revolta da chimbaca, porque os marinheiros eram negros e apanhavam com chimbacas.
PERGUNTA:
Apostila Sistema Positivo Página 15 e 16. Exercício 10
Observe, atentamente, este trecho da canção Feitiço da vila, composta no ano de 1934 por Noel Rosa e Osvaldo Gogliano, o Vadico:
{...}
Lá, em Vila Isabel,
Quem é bacharel
Não tem medo de bamba.
São Paulo dá café,
Minas dá leite,
E a Vila Isabel dá samba.
{...}
*Agora ,relacionando a canção com o contexto político da Primeira Republica, explique qual é o sentido dos versos de Noel Rosa e Vadico:
Resposta: Esta falando que cada lugar do Brasil foi criado algo diferente como o leite, o café, o samba etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário