sábado, 5 de março de 2011

Resumo de todas as aulas

O primeiro presidente militar do Brasil foi Marechal Deodoro da Fonseca. Nessa época a constituição não existia. Para construir uma constituição é preciso de uma assembléia constituinte. A constituição de 1891, vai escolher o Voto Direto e Universal, as mulheres, os idosos e pessoas menores de 18 anos não podiam votar.

  Marechal Deodoro da Fonseca enfrentava uma crise econômica, causada pela política do encilhamento. Então o ministro da fazenda Rui Barbosa, coloca em pratica uma reforma financeira que vai aumentar a moeda que circula no país. Marechal, adotou uma política rígida e inflexível, ele censurou a imprensa e ampliou as funções do poder executivo e fechou o congresso nacional.
  
  O segundo presidente era o Marechal Floriano Peixoto, vice presidente de Deodoro da Fonseca. Ele simpatizava com a monarquia, só apoiou efetivamente a república quando reconheceu que a monarquia havia chegado ao fim.

  Ele ficou conhecido como Marechal de Ferro, pois governou com rigor ditatorial.
Hermes da Fonseca:
Wenceslau Brás sucedeu Rodrigues Alves. Hermes da Fonseca era mineiro e sucedeu Wenceslau Brás, durante a 1ª Guerra entre 1914-1918.
18 Do Forte:
O 18 do Forte aconteceu em Copacabana no Rio de Janeiro, os soldados se rebelaram contra a república, eram 18 tenentes, foi ai que surgiu o movimento tenentista.
Belle Èpoque:
Na Belle époque os países se modernizarão, com novas artes, mudaram os estilos etc.
Oswaldo Cruz:
Oswaldo Cruz criou uma campanha de vacinação, que as pessoas eram obrigados a tomar, mas essa forma de vacinação não foi aceita, pois as pessoas achavam que essas vacinas iriam matá-las, então depois disso Oswaldo Cruz foi tirado de seu cargo e em 1917 ele faleceu.
Semana da Arte Moderna:
A semana da Arte Moderna aconteceu em 1922, e estava ligado com a parte artística, o Brasil sai de um período e entra em outro que é o modernismo, a semana da Arte Moderna também era um protesto para mudar a arte.
Guerra de Canudos:
A Guerra de Canudos aconteceu, no interior da Bahia, o líder dessa Guerra, foi Antonio Conselheiro. A principal característica dessa Guerra foi o messianismo (Caracteriza-se pela presença, de profetas que conduzirão à população a salvação). O objetivo da Guerra de Canudos era combater a república e instaurar, novamente a monarquia.
Campos Sales:
O Campo Sales, evita a política dos governadores. No período de Campo Sales, surgiu o coronelismo, que são os grandes donos das fazendas. Os latifundiários, vão com a sua grande influenciam e participam da política. Depois de um tempo surge o Voto de Cabresto, que influenciam as pessoas a votarem em outras que o governo, queria que ganhassem.
Rodrigues Alves:
Beneficio os grandes cafeicultores do Brasil, em que o governo brasileiro se comprometia a comprar os excedentes de produção.
Revolta da Chimbaca:
Chama-se revolta da chimbaca, porque os marinheiros eram negros e apanhavam com chimbacas.
REVOLUÇAO ARMADA E REPUBLICA FEDERALISTA:
     A republica federalista, começou no sul do Brasil contra o governo do Rio Grande Do Sul entre o ano de 1893-1895. Chama-se republica federalista porque eles tentavam destruir esta para criar uma nova. A marinha do estado, também se rebelou contra o governo do Rio Grande Do Sul, isso aconteceu entre 1893-1894, o líder era o Custódio de Melo, ele se revolta contra o governo de Floriano Peixoto mais conhecido como Marechal de Ferro, ele combateu a marinha e acabou com a revolta armada.
     Inicialmente a revolta armada e a revolta federalista, se revoltaram contra o governo do estado do Rio Grande Do Sul, mas o objetivo era contestar o governo de Floriano Peixoto. Depois de tudo foi criada a republica federativa dos Estados Unidos Do Brasil.
REPUBLICA DOS BACHARÉIS:
      No ano de 1894, ocorrem as eleições presidenciais. Nessa época as eleições eram roubadas quando um  candidato que eles não aceitavam  que ganha cem, ganhavam eles trocavam os vencedores. Chama-se republica dos Bacharéis porque todos eram formados em direito. A principal característica dos Bacharéis era a manutenção da ordem vigente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário